Pesquisa Sobre Resson Ncia
É denominada Ressonância o fenômeno em que um corpo com uma frequência de oscilação, atua sobre outro corpo com uma frequência parecida, e transferindo energia. Se a amplitude de oscilação for maior, ocorre uma ampliação da frequência no receptor até o limite estrutural do mesmo. Todos os corpos oscilam dentro de frequências próprias.
Um copo de cristal possui uma ou mais frequências próprias, quando uma delas entra em ressonância com uma onda sonora de amplitude maior, aumenta as oscilações na estrutura do cristal, até o momento que ele se quebra.
A Ponte de Tacoma Narrows.
Um caso muito famoso de amplitude de oscilação causado por ressonância, é o caso da ponte de Tacoma Narrows, nos Estados Unidos em 7 de novembro de 1940. Nesse dia em certo momento, o vento que sopra na região, entrou em ressonância com a frequência natural da ponte, aumentando sua amplitude de oscilação até que sua estrutura não resistiu e a ponte se rompeu, assim como o copo de cristal em ressonância com a onda sonora, mas em escala maior.
Esse caso é considerado uma falha de projeto, visto que o vento que soprava naquela região e característico da região, comprovando a falha da equipe de engenheiros que não observou as características da região para desenvolver o projeto. Atualmente para se idealizar um projeto de construção civil todos os aspectos naturais da região são avaliados para que não ocorram acidentes como esse de Tacoma Narrows.
A sequência de gráficos a seguir exemplifica o caso de Tacoma Narrows:
Considere este gráfico como um exemplo de oscilação natural de uma ponte pênsil:
Agora este gráfico representa a frequência e amplitude das oscilações de um vento que atuará sobre a ponte:
O próximo gráfico mostra o efeito da ressonância do vento e sua amplitude, nas oscilações da ponte:
Observe a superposição de efeitos do gráfico dos ventos e das oscilações da ponte, se não forem levados em conta no projeto de construção, estes efeitos da ressonância podem causar