Resson Ncia Magn Tica
Realização do exame:
O exame demora normalmente 20 a 40 minutos e não causa dor.
O aparelho e constituído por um tubo comprido e largo, aberto em ambos os extremos, à volta do qual se apresenta um campo magnético e ondas de radiofrequência.
Para doentes que sintam claustrofobia (medo de lugares fechados) ou estejam muito ansiosos, o médico pode prescrever algum medicamento suave. Os bebés são sedados ou anestesiados.
Existe no interior do aparelho um botão próprio para poder comunicar com os profissionais de saúde. O aparelho tem luz e ar durante todo o exame e é normal fazer um barulho como se estivessem a bater.
O doente veste uma bata e deita-se na maca do aparelho. Quando for para iniciar, a maca entra no tubo e o doente deve ficar imóvel durante o exame para se conseguir efectuar sem ser necessário repeti-lo.
Conceito básico
Se você já viu um aparelho de ressonância magnética, deve saber que o design básico da maioria deles é quase um cubo gigante.
O cubo de um aparelho comum deve ter 2 m de altura x 2 m de largura x 3 m de comprimento, embora os modelos mais novos estejam ficando cada vez menores. Há um tubo horizontal que atravessa o magneto (ímã) da parte dianteira até a traseira. Esse tubo é uma espécie de vão do magneto.
O paciente, deitado de costas, desliza para dentro do vão por meio de uma mesa especial. O que vai determinar se o paciente vai entrar primeiro com a cabeça ou com os pés, ou até onde o magneto irá, é o tipo de exame que será realizado.
Historico
O conceito por trás de RNM existe desde o início do século 20.
E no início da década de 30, Isidor Isaac Rabi, físico da Universidade de Columbia, fez experimentos com as propriedades magnéticas dos