Ressistência
A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda a relação entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo. Esse assunto abrange também o cálculo da deformação do corpo e o estudo da sua estabilidade, quando ele está submetido a forças externas.
A resistência dos materiais determinará os esforços provocados por uma carga em uma estrutura e as deformações que essa estrutura irá sofrer.
Conhecendo-se o material da estrutura e as suas dimensões saberemos:
Se a estrutura resiste a solicitação de uma carga ou se rompe As deformações que ocorrerão
– Considerações abordadas nesse estudo: Estruturas no formato de eixo retilíneo Estruturas que obedeçam a lei de Hooke Situações de pequenas deformações
– O conceito de Tensão
Se uma estrutura vai se romper ou não sob o efeito de uma carga, depende não somente do valor da carga, mas também da área da seção transversal e também do material que essa estrutura foi feita.
A força por unidade de área, ou intensidade das forças distribuídas sobre uma dada seção é chamada de tensão naquela seção e é representada pela letra σ (sigma). A tensão de uma componente em uma componente de área da seção transversal A, submetida a uma carga axial P é obtida dividindo-se o valor da carga P pela área A.
σ=P/A
Será usado um sinal positivo para designar um sinal de tensão de tração (componente sob tração) e um sinal negativo para designar uma tensão de compressão.
As unidades normalmente empregadas são do sistema internacional (SI), com P expresso em Newtons (N) e A em m2. A unidade de tensão σ expressa em N/m2 é chamada de Pascal (Pa). Na prática são usados os múltiplos dessa unidade, o kilopascal (KPa), o megapascal (MPa) e o Gigapascal (GPa).
Considere que a seção da área seja subdividida em áreas pequenas, tal como ∆A mostrada em sombreado escuro na Figura 1. Quando se reduz ∆A a