Respostas Sobre Administração Cientifica
Ao se tratar da Teoria da Administração idealizada por Jules Henri Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e a busca da máxima eficiência. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes, baseado em sua experiência na alta administração.
Desenvolvimento
Ao se tratar da Teoria da Administração é uma organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns e modelos que podem ser utilizados.
Jules Henri Fayol foi um engenheiro de minas Frances e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo fundador da Teoria Clássica da Administração. É um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, criador da teoria conhecida como Gestão administrativa, onde falou-se pela primeira vez em administração como disciplina e profissão que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da Teoria de Fayol é a identificação das principais funções da humanidade /administrador que são: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar, Comandar (POCCC).
Segundo Fayol, a fazenda é uma função fictícia das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com essa distinção Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os quatorze princípios são:
1. Divisão do trabalho: Dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de