Respostas Lista De Historia
2- Caracterizou-se pela preocupação de Portugal em não permitir que outras nações (holandeses, ingleses e franceses) invadissem o Brasil. Sendo assim Dom Joao III inicia expedições com o objetivo de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais, proteger o território de invasores, chefiadas por Martin Afonso de Souza nomeado como capitão mor pelo rei. No entanto, a colonização não foi pacifica, pois teve como características principais a exploração territorial, uso de mão-de-obra escrava (indígena e africana), utilização de violência para conter movimentos sociais e apropriação de terras indígenas.
3- A colonização brasileira organizou-se diante do tripé latifúndio, monocultura e escravidão.
4- O latifúndio ocorreu como a primeira tentativa dos portugueses em colonizar o Brasil, sendo assim criou o sistema das capitanias hereditárias. Tal sistema se encontrava como viável para Portugal, pois não tinha situação financeira suficiente para realizar a colonização de outra maneira, nesse sistema cada donatário tinha total autoridade sobre suas terrar, porem as mesmas pertenciam ao domínio português. Após isso foi implantado o Governo Geral, devido ao fato de que apenas duas capitanias prosperaram, e dessa forma era necessário centralizar o poder sobre estas.
5- A opção pelo africano se deu por algumas supostas vantagens: maior resistência física às epidemias e maiores conhecimentos em trabalhos artesanais e agrícolas. A opção pelo escravo africano se deu também porque o tráfico dava lucros, era uma das atividades mais lucrativas do sistema colonial. Para facilitar, nem o Estado nem a igreja católica condenavam a imposição da escravidão aos africanos, para a igreja o negro poderia ser escravizado pois não tinha alma,