Respostas de todos os tipos de direito
1- Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas.
2- Podemos chamar de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. As questões da ética nos aparecem todos os dias.
3- Pode ser considerado que sim, já que um comportamento correto em ética nada mais é do que um comportamento adequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes socialmente.
4- Sim, já que cada povo tem sua cultura.
5- Não, já que valores de povos ou religiões diferentes determinam éticas diferentes devido aos diferentes valores.
6- Os protestantes, principalmente os calvinistas, sempre valorizaram eticamente muito mais o trabalho e a riqueza, enquanto os católicos davam um valor maior à abnegação, ao espírito de pobreza e de sacrifício.
7- O imperativo categórico, o qual tem este nome por ser uma ordem formal nunca baseada em hipóteses ou condições busca formular a teoria de que os conteúdos éticos nunca são dados do exterior. O que cada um de nós tem, porém, é a forma do dever.
8- É a idéia da vida divina, da equivalência de contemplação filosófica e virtude, e da virtude como ordem a harmonia universal. A distância entre as virtudes intelectuais e morais é pequena, pois a vida prática se assemelha muito à prática teórica.
9- Aristóteles insiste sobre a variedade dos seres, e daí conclui que os bens também devem necessariamente variar. Cada substância tem o seu ser e busca o seu bem: há um bem para o deus, um para o homem, um para a planta, etc.
10- A religião trouxe, sem dúvida alguma, um grande progresso moral à humanidade. A meta da vida moral foi colocada mais alto, numa santidade, sinônimo de um amor perfeito, e que deveria ser buscada, mesmo que fosse inatingível.
11- Sim, Marx tentava seguir a linha de Kant, que afirmava que o homem deve ser sempre tratado como um fim, e nunca como um meio.
12- Ele diz que o homem pode conhecer o bem e preferir o mal, e a liberdade,