Respostas Cardiovasculares ao treinamento de forca
MAXWELL
RA- T855CG-5
RELATORIO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
RELAÇOES CARDIOVASCULAR AGUDA AO TREINAMENTO DE FORÇA
SÃO PAULO
2014
MAXWELL DE SOUZA SANTOS
RELATORIO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
RELAÇOES CARDIOVASCULAR AGUDA AO TREINAMENTO DE FORÇA
Relatório de Atividade Pratica Supervisionada (APS) para avaliação no 7º semestre do curso de Educação Física apresentado a Universidade Paulista - UNIP.
Orientador: Prof. Sergio H.F.Carvalho
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
O treinamento de força é indicado como atividade fundamental dos programas de exercícios destinados a pessoas saudáveis e complementares no tratamento de doenças como hipertensão e a insuficiência cardíaca crônica, ajudando a promover adaptações favoráveis na função cardiovascular. Assim, os indicadores cardiovasculares podem fornecer importantes subsídios para monitorar o esforço nos exercícios resistidos, evitando o que se elevem demasiadamente proporcionando riscos à saúde.
As respostas cardiovasculares agudas variam de acordo com a intensidade e duração do exercício. O aumento da resistência cardiovascular periférica é aumentado quando executados em alta intensidade, consequentemente ocorre o aumento das seguintes variáveis:frequência cardíaca (FC) e, sobretudo da pressão arterial sistólica (PAS), durante o esforço, levando ao aumento do duplo produto, outro importante indicador do estresse cardíaco.
Outros fatores que podem influenciar aumentando a FC e seus componentes, é a massa muscular envolvida, numero de series executadas no exercício e o padrão respiratório. Sendo que este estudo procura compreender as relações agudas do sistema cardiovascular no treinamento de força.
DESENVOLVIMENTO O exercício físico resistido é uma das formas de trabalho com melhor resultados principalmente para indivíduos com patologias cardiovasculares, o exercício deve ser feito em baixa intensidade