Respostas behaviorismo
COMPORTAMENTO OPERANTE: comportamento fortalecido ou enfraquecido por eventos posteriores à resposta. O comportamento operante é controlado por suas conseqüências. É um comportamento voluntário, inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor.
O Comportamento Respondente, conforme Pavlov descobriu, pode ser CONDICIONADO, ou seja, pode-se fazer com que um novo evento elicie a resposta. Assim, se um estímulo neutro for associado, um certo número de vezes, a um estímulo eliciador, o estímulo previamente neutro irá evocar a mesma espécie de resposta (uma resposta semelhante ao REFLEXO). O novo REFLEXO, ( exemplo da apresentação da carne ao cão), em que a campainha sozinha elicia a salivação é chamado REFLEXO CONDICIONADO, a campainha que elicia a resposta constitui o ESTÍMULO CONDICIONADO.
ESTÍMULO INCONDICIONADO: é o estímulo que por si só elicia uma resposta.
As conseqüências que fortalecem o comportamento são chamados REFORÇOS.
REFORÇO: é qualquer evento que aumenta a força de qualquer comportamento operante. Ex.: o animal privado de comida pode emitir uma ampla variedade de respostas e qualquer uma delas que seja seguida por alimento será fortalecida.
Um reforço fortalece uma resposta no sentido de que aumenta a probabilidade com que a resposta ocorrerá novamente.
O aumento na freqüência do comportamento reforçado é chamado CONDICONAMENTO.
Se o reforço é interrompido, a freqüência de uma resposta condicionada declina até que não ocorra numa freqüência maior do que a nível operante. O decréscimo na força de uma resposta condicionada quando não reforçada é chamada EXTINÇÃO.
Um fato importante sobre a definição operacional de