Resposta
1- unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. As células são os blocos de construção fundamentais da vida. As células poderão formar organismos unicelulares individuais (bactérias) até estruturas multicelulares (tecidos e órgãos) e organismos (animais e plantas).As células são as unidades estruturais das plantas animais. Existe também uma grande variedade de organismos constituídos por uma única célula. O que todas as células têm em comum é que são pequenos sacos compostos basicamente por água. As células são delimitadas por uma bicamada fosfolipídica. Esta bicamada forma uma membrana que é semi-permeável (permitindo que algumas moléculas a possam atravessar e impedindo outras de o fazer). Existem outro tipos de transporte de substâncias que funcionam nas membranas. A estes vamo-nos referir mais tarde.
Então, o que se pode encontrar dentro de uma célula? 90% do seu conteúdo é constituído por fluidos (o citoplasma) consistindo em inúmeros tipos de moléculas em estado livre tais como aminoácidos, proteínas, hidratos de carbono e lípidos. O ambiente celular (o conteúdo do citoplasma e do núcleo, tal como o modo como o ADN está organizado) afecta a regulação e expressão genética e como tal são aspectos de muita importância no que à hereditariedade diz respeito. Abaixo encontra-se valores aproximados de outros componentes:
É a unidade fundamental dos seres vivos,ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas. Dentro do mesmo indivíduo as células de diferentes tecidos são diferentes, não existindo célula típica.
2- O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão