Resposta: o que é esclarecimento?
Usando o lema latino Sapere aude! (“ouse saber”), o filósofo diz que os motivos maiores para a falta de responsabilidade do homem para com a sua razão e inteligência são a covardia e a preguiça, e esses dois fatores contribuem para que grande parte dos homens fique na menoridade durante toda a vida. Particularmente, vejo a expressão “toda a vida” como uma generalização. Acredito que todo homem, sem exceções, um dia chegue a contemplar o esclarecimento.
É difícil, para o homem, livrar-se da menoridade quando esta se tornou sua natureza. Kant diz que às vezes o homem cria uma espécie de “amor” por esta menoridade, pois nunca se deixa tentar se esclarecer.
Kant afirma: “Que porém um público se esclareça, a si mesmo é perfeitamente possível; mais que isso, ser lhe for dada a liberdade, é quase inevitável.” (p. 1, par. 4). Ou seja, a liberdade do homem é essencial para o processo de esclarecimento.
Trazendo esta afirmação para mundo público, cheio de regras e limitações, torna-se muito mais complicado expor opiniões adquiridas por meio do esclarecimento para uso de outras