Resumo - resposta a pergunta o que é esclarecimento.
Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?
Segundo Immanuel Kant.
Resumo
Este artigo expõe a visão de Immanuel Kant sobre o esclarecimento. Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade, e esta menoridade, por sua vez, define-se como a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento, a covardia e a preguiça são as causas que levam os homens a permanecerem na menoridade. Outro motivo é o comodismo, é mais fácil que outro o faça, do que fazer determinado esforço, sendo que, existem pessoas, objetos que façam de tudo e tomem decisões em nosso lugar. Os homens em sua menoridade são incapazes de fazer o uso de suas próprias pernas ou fazerem suas próprias escolhas.
Palavras-chave: Esclarecimento. Menoridade.
Introdução Kant inicia seu discurso definindo menoridade como sendo a incapacidade do homem em fazer uso do seu entendimento sem direção de outro indivíduo. Depois, ele define esclarecimento como sendo a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado, segundo Kant.
O homem é culpado de sua menoridade porque já se libertou dos seus instintos animais (“direção estranha”), podendo fazer uso do seu entendimento. Logo, o que o leva ao não esclarecimento é a preguiça e a covardia, por ser mais cômodo ser menor, segundo Kant. Desta forma, o homem entrega o seu esclarecimento à tutores, que, depois de embrutecerem seus “pupilos” e cuidadosamente tê-los preservado a fim de não ousarem “andar” sozinhos, mostram-lhes em seguida o perigo que os ameaça se tentarem. “Andar” seria fazer uso do seu próprio entendimento, revelando uma forte analogia com o mito da caverna de Platão, segundo Kante. Esses “avisos” tornam o homem tímido e temeroso, sendo difícil para ele desvencilhar-se da menoridade, que para ele já se tornou quase uma natureza, chegando mesmo a criar amor a ela. Esse sufocamento por parte dos tutores é feito por preceitos e fórmulas, que são os