Orçamento empresarial
Produto vendido pela Empresa “X”: Biquínis
O escalonamento da produção da Empresa “X” leva em consideração um fator muito importante: a sazonalidade das vendas. A estação do ano influencia diretamente nas vendas da empresa, portanto, a mesma deve estar preparada para a alta demanda nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro a parte de março, como mostra o gráfico abaixo:
As políticas de estoques têm como objetivo otimizar o investimento em estoques e manter os níveis ideais planejados. Um nível de estoque excessivamente alto pode acarretar custos maiores de armazenagem, riscos e investimento e um nível insuficiente pode levar à impossibilidade de atender pedidos de vendas e produção com rapidez.
O planejamento e o controle dos estoques são dois dos problemas mais ignorados em todo o processo de administração. Essa omissão freqüentemente resulta numa falta crítica de produtos e na impossibilidade de cumprir datas de entrega ou numa acumulação excessiva de estoques de certos itens.
A administração da Empresa “X” levou em consideração alguns fatores antes de definir a política de estoques:
- quantidades necessárias para atender as exigências;
- duração do período de produção;
- instalações de armazenamento;
- custos de manutenção de estoques (entre os custos de manutenção de estoques estão a mão-de-obra, seguros, impostos, aluguéis e manejo do produto).
A empresa optou pela Política de Produção como Política de Planejamento de Estoques, utilizando estoques substanciais de matérias-primas para assegurar disponibilidade para atividades de fabricação, além de exigir um estoque elevado de produtos acabados para facilitar a obtenção de níveis estáveis de produção.
As políticas de estoques relativas a produtos acabados devem ser expressas da maneira mais precisa possível. O Método aderido pela