Resposta ao Esclarecimento de Kant
O texto de Immanuel Kant, chamado Reposta à pergunta: o que é o Iluminismo (que também pode ser traduzido por esclarecimento) estabelece uma oposição entre o homem no estado de menoridade e o homem possuidor de autonomia intelectual (esclarecimento). A menoridade do homem, da qual ele próprio é culpado, consiste na incapacidade de servir se de seu próprio juízo, por conta de covardia e preguiça, delegando a tutores, como médicos ou pastores, a prerrogativa decisória. Tal estado é confortável, pois não acarreta responsabilidade pelos atos, no entanto impede a liberdade intelectual. A exortação kantiana pela autonomia intelectual tem como condição a ousadia do homem e a sua desvinculação com relação a quaisquer mentores. Em suma, a Crítica kantiana convoca o homem a possuir autonomia intelectual, guiando-se pelo seu próprio entendimento, sem as imposições externas.
2. De acordo com Immanuel Kant, seria possível que Estados nacionais pudessem conviver de maneira pacifica? Justifique sua resposta com base no texto da "Paz Perpétua".
R: A filosofia da guerra tem por princípio que as relações entre os homens e os povos são, na sua essência, relações de violência, hostilidade e animosidade. Entre os autoresdesta corrente destaca-se Maquiavel, Hobbes e Carl Schmitt. Em Maquiavel, esse princípioaparece na fundamentação da autoridade política: “É necessário àquele que estabelece umEstado e lhe confere uma constituição pressupor que todos os homens são maus” (apudCASTILLO, 2001, p.06). Hobbes afirmava que todos os homens são naturalmente inimigos, dessa forma, o estado natural dos homens, era a guerra de todos contra todos. Mais contemporaneamente, na década de 30, Carl Schmitt afirma que “a política não tem outro papel além de identificar o inimigo, de conferir sua unidade e sua identidade a um povo, qualificando-o como seu inimigo e, portanto, suas razões de praticar a guerra” (CASTILLO,2001, p.06-07). Assim, para Schmitt,