Kant
O presente trabalho, baseado na obra de Kant, consiste na análise do esclarecimento como forma de emancipação do ser humano, e como elemento para libertação da condição de menoridade, de tutelado. O autor conceitua o que é o esclarecimento, no pensamento de Kant e, em seguida, demonstra como o uso público da razão, junto com o elemento liberdade, pode ser usado para que o homem consiga fugir da condição de tutelado. Trabalha também o autor com a aplicação contemporânea destes termos questionando, ao final, sobre a nossa vivencia em uma época esclarecida ou não.
O presente estudo realizou-se com base nos textos “Resposta à Pergunta: que é esclarecimento?” (KANT, 1985) e “Resposta à Pergunta: o que é iluminismo?” (KANT 1988).
Ambos são traduções do texto original “Beantwortung der Frage: Was ist Aufklarung?”. A diferen- ça essencial entre os dois textos citados é a tradução da palavra “Aufklarung”, que foi traduzida inicialmente como esclarecimento e posteriormente como iluminismo.
Muitas divergências pairam sobre a correta tradução de “Aufklarung”. Sabese que não há uma tradução exata dessa palavra para o português. A tradução para o português, baseada na versão francesa, traduziu “Aufklarung” como iluminismo, talvez pela influência que essa obra tenha feito no movimento revolucionário francês no século XIX.
Por sua vez, a tradução, feita diretamente do alemão para o português, considerou
“Aufklarung” como esclarecimento, por considerar “Aufklarung” um processo de “elevação do ser humano”, uma forma de sair da menoridade e não apenas uma corrente de pensamento.
Dessa forma, trabalha-se então, preferencialmente, com o termo esclarecimento, tendo em vista que ele pode representar todo um processo que passa o homem, retirando este da menoridade e elevando sua condição pessoal e principalmente seu modo de pensar.
Contornada essa fase, passa-se a analisar o contexto do ser humano para buscar o iluminismo ou