O que é a filosofia
Filosofia («amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
Como surgiu a filosofia?
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C., o primeiro Filósofo a ser conhecido foi Tles de Mileto, mas Pitágoras foi o 1º a utilizar o termo Filosofia .A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza dos deuses (ou de Deus). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.
Problemas da filosofia
Filosofia da Religião:
Um dos problemas mais antigos e significativos da filosofia diz respeito á existencia de Deus.
Este é um problema sobre o qual quase todas as pesssoas têm opinião , embora nem sempre estajam de acorod entre si . Mas nem todas s pessoas professam uma religião aceditam em Deus , por exemplo, o Budismo , não acredita que o mundo tenha sido criado por um Deus único e todo-poderoso.Mas na será a existência de Deus somente uma questão de fé? Talvez a fé seja importante, e até mesmo essencial , quando se trata de opiniões religiosas. A dificuldae é que os budistas tambem possuem a sua própria fé e essa fé está em contradição com aquilo que os cristãos , os fudeus e os muçulmanos acreditam.
Filosofia da