An Lise Dos Indicadores
O índice de liquidez imediata indica quanto de dinheiro a empresa tem em caixas e bancos (disponível) e aplicações financeiras para honrar com suas obrigações de curto prazo.
Quanto maior, melhor para a situação de solvência. Porém, o excesso pode denotar falta de projetos onde investir (“dinheiro parado”).
Como a EY é uma empresa de serviços, os maiores custos de curto prazo que a empresa deve honrar são os de mão de obra e aluguel dos escritórios. Desse modo, não se faz necessária a retenção de grandes quantidades de dinheiro em caixas e bancos. Esse fato explica os baixos índices de liquidez imediata da empresa. Em 2010, o índice de liquidez imediata da EY Holanda foi de 0,27. Em 2011 foi de 0,33. Em 2012, 0,24 e, em 2013, 0,31. Pode-se perceber que a empresa não apresentou alto índice de liquidez corrente em nenhum dos últimos anos, evidenciando a baixa quantidade de dinheiro em disponíveis.
Liquidez corrente
O índice de liquidez corrente indica o quanto de dinheiro que a empresa tem no ativo circulante para honrar os compromissos de curto prazo. Quanto maior esse índice, melhor. Porém, o excesso pode indicar falta de projetos onde investir. Analisando o balanço da EY Holanda, percebe-se que os números de ativo circulante são maiores do que os de passivo circulante nos últimos anos. Esse fato é favorável para a empresa, visto que ha mais dinheiro entrando do que saindo em curto prazo. O índice de liquidez corrente da EY Holanda em 2010 foi de 1,26. Em 2011 foi de 1,34. Em 2012, por sua vez, foi de 1,38 e em 2013 foi de 1,33. Pode-se perceber um aumento desse índice ao longo dos anos. Ao analisar o balanço patrimonial da empresa, percebe-se que sua liquidez corrente está cerca de quatro vezes maior que a liquidez imediata devido às despesas antecipadas e contas a receber, que juntos somam 76,6% do ativo circulante (em 2010). Isso pode indicar aumento dos preços dos serviços, captação de novos clientes e novos investimentos.
Liquidez