Resposta Eficiente ao Consumidor
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
LOGÍSTICA II – GAE 130
Professor Dr. Cléber
Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR – Efficient Consumer Response)
Alex Mesquita
Clarice Soragi-Mabi
Diego Castro
Eduardo Santos
Igor Almeida
Priscila Chaves Almeida
Lavras - MG, 2015
INTRODUÇÃO
“Efficient Consumer Response” ou ECR é a sigla em inglês do que pode ser traduzido como Resposta Eficiente ao Consumidor.
A "resposta eficiente ao consumidor" consiste num Modelo estratégico de negócios que se caracteriza pela forma integrada de trabalho entre fornecedores e varejistas para a melhoria da eficiência da cadeia logística, por meio da valorização do consumidor final. É uma estratégia para aumentar o nível de serviços aos consumidores por uma cooperação próxima dos distribuidores e indústrias. Eles então podem ganhar consequentemente maiores margens de lucro que se cada um buscasse os próprios objetivos independentemente. Companhias que compõem a cadeia de suprimento podem reduzir a perda de oportunidade, reduzir o nível de inventário, o custo total como aumentar a margem de lucro monetário por compartilhar o propósito da “satisfação do consumidor”.
Foi um conceito criado pela indústria de alimentos processados nos Estados Unidos procurando recuperar a força competitiva. Representa um esforço de otimização da cadeia logística, iniciado nos EUA em 1993, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente final através da construção de uma cadeia de suprimentos mais ágil e barata entre fabricantes, distribuidores e varejistas. Se a companhia sobreviverá depende da capacidade dela de oferecer maiores valores aos consumidores. Um instituto de Marketing Alimentício Norte Americano, em conjunto com o consultor Kurt Salmon e associados introduziu o primeiro modelo de ECR: um sistema de distribuição direcionado ao consumidor em que a produção é permanentemente gerida pelos consumidores nos pontos de venda. Veja a figura 1.