RESPOSTA DE QUESTÕES
Deise SOARES MACHADO
Respostas do Trabalho Avaliativo
1 – R.: A globalização é alardeada como um processo de internacionalização dos fatores produtivos e do capital, impulsionado pela revolução tecnológica. Deve ser entendido como o processo histórico que conduz a disparidades, e não à equidade, como pode ser constatato por uma observação, mesmo que singela, da sociedade mundial. A globalização possibilitou a algumas nações o enriquecimento, mas, para a maioria, ensejou a depredação de seus recursos naturais e o agravamento da mazela social. Desse modo, tornou-se um desafio refletir sobre como a globalização, que sinalizava para o progresso unificado dos Estados, não logrou êxito, e como a idolatria do mercado conduziu a humanidade a um vazio ético. Por isso pode se constatar que nenhum Estado é mais independente e autônomo diante da globalização. Para os estudiosos entusiastas, a globalização colocaria a soberania no moseu da História. Outros, no entanto, afirmam que o sistema mundial de direitos contribui para o fortalecimento dos Estados. No entendimento dos globalistas há o declínio do Estado-nação e o aumento do multilitarismo. Com isso o Estado, frente a globalização para responder aos novos padrões mundialmente implantados, abdica de algumas funções e avoca outras, consolidando a sua autoridade e seu poder soberano.
2 – R.: O direito à legítima defesa consagrado entre os Estados só é reconhecido pelo Direito Internacional como lícito, se exercido imediatamente a uma agressão injusta ou a um perigo de dano atual ou iminente.
3 – R.: Segundo o texto do Paulo Duarte a visão europeia caracateriza-se da seguinte forma: os europeus adoram a paz e o multilateralismo. Querem resolver os seus problemas através da diplomacia e do direito, em cooperação com os diversos atores. Os ingleses acreditam que as relações entre a Europa e os EUA devem ser reforçadas para evitar qualquer unilateralismo americano e para garantir a estabilidade mundial. A