Respostas das questões
1 - Existem vários tipos de sociedades estratificadas, dois exemplos são as castas e outros os tempos feudais. A castas é usada na Índia, onde uma pessoa de certa classe social só pode casar com outra pessoa da mesma classe social. E a classe mais inferior (párias), não tem direito a quase nada. Nem tomar banho no rio Ganges (rio sagrado para os hindus) e nem ler os Vedas (livros sagrados dos hindus). E isso torna a mobilidade social impossível.
2 - Estratificação econômicas – Estabelecida pela posso de bens matérias, cuja a má distribuição faz com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
Estratificação política – Estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos que tem poder e grupos que não têm)
Estratificação profissional – Baseado nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Como por exemplo um médico é muito mais valorizado que um pedreiro.
3 - Nobreza – Donos de terras da qual obtinham renda explorando o trabalho dos servos. Alto Clero – Faziam parte da igreja, eram os: cardeais, arcebispos, bispos e abades, controlavam a administração nos feudos. Comerciantes – Como já falam, era os donos de comércios, Eram ricos, porém tinha uma série de restrições. Artesões, camponeses e baixo clero – vendiam seus produtos nas vilas e cidades. O baixo clero convivia com o povo prestando-lhe assistência religiosa.
4 - Mobilidade social é a mudança de posição social de uma pessoa (ou grupo de pessoas) num determinado sistema de estratificação social.
5 – Mobilidade vertical Ascensão social – quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação, passando a integrar um grupo economicamente superior a seu grupo anterior. Queda social – quando a pessoa piora de posição no sistema de estratificação, passando a integrar um grupo economicamente inferior ao seu grupo anterior.
Mobilidade horizontal
São as alterações no estatuto social mas que