RESPOSTA CASO 01
Título
A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico
Descrição
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Resposta:
O senso comum é o conhecimento adquirido de forma empírica - no cotidiano. Não se preocupa em questionar os problemas colocados e nem se exige com o mesmo vigor do conhecimento científico. É subordinado às propriedades individuais, expectativas e crenças de quem o elabora. É vago; estabelecendo relações superficiais com a realidade.
Não possui embasamento científico.
Exemplo:
- Hoje, com sede, me hidratei com um refrigerante bem gelado!
- Como? Todos sabemos que devido aos ingredientes de que é feito o refrigerante não hidrata, apenas dá a sensação de que assim o faz!
- Claro que não! Possui água em sua composição, e mesmo que me sofra o rins para filtrála eu a absorvo e me sinto hidratado. Melhor um refrigerante gelado em minha ‘‘goela’’ que nada para matar-me a sede.
O conhecimento científico é proveniente de investigações científicas, possui o desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser comprovadas em discussões intersubjetivas e testadas no cotidiano. É distinto do senso comum por sua forma especial adotada para investigar os problemas. Utiliza métodos rigorosos o que resulta em um conhecimento preciso e objetivo.
Exemplo:
- Descobri a função da quimioterapia, entendi o porquê da queda de cabelo do paciente que a faz, são os medicamentos