resposanbilidade social
A pesquisa percepção da responsabilidade social empresarial, realizada em 2005 pelo Akatu, fez pela primeira vez um ranking envolvendo 60 ações de responsabilidade social passiveis de adoção pelas empresas, conforme seu grau de importância para o consumidor. O resultado mostra que os consumidores veem todas essas ações como importantes numa escala de 0 a 10, a acao menos priorizada obteve um grau de importância médio de 6,3, e a mais priorizada, 9,6. Traduzindo a opinião dos consumidores em um sistema de pontos, foi montado o ranking, no qual as cinco praticas mais priorizadas são, pela ordem contratação e integração de deferentes físicos, normas para evitarem punir o assédio moral e sexual.
Pegada Ecológica
A produtividade da natureza é suficiente para satisfazer as necessidades da economia humana indefinidamente? O capital natural pode suportar o atual ritmo de consumo da humanidade? Para avaliar se nosso modo de vida é sustentável, Mathis Wackernagel e Williams Rees criaram a pegada ecológica. O modelo da pegada Ecologica mede a área de terras e aguas ecologicamente produtivas necessárias para fornecer recursos de energia e matéria consumidos por determinada população ou atividade e para absorver seus resíduos. Ou, seja, o espaço natural produtivo de que precisamos para sobreviver.
A forca da pegada ecológica esta em sua habilidade de comunicar de modo simples e gráfico as ligações entre a humanidade e a ecosfera. Num único índice, a pegada ecológica captura a essência das relações homem-natureza como manifestadas através do consumo.
Sustentabilidade, Consumo e Publicidade
Ainda há uma dificuldade em relacionar os problemas sociais e ambientais aos nossos hábitos de consumo cotidianos. Não associamos a destruição da floresta com a madeira que compramos para construção ou em moveis. Não pensamos nas mudanças climáticas quando ligamos nossos carros. Quando compramos roupas, não