Pipa
O presente trabalho tem como objetivo analisar a governança corporativa e a resposanbilidade sócio ambiental dentro de uma grande organização.
Para tal, foram elaboradas pesquisas através de um case da empresa Bradesco Seguros. O conceito de governança corporativa é recuperar e garantir a confiabilidade na empresa para seus acionista, o de responsabilidade sócio ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas . Nos últimos anos a governança corporativa e resposanbilidade sócio ambiental tem ganhado grande importância no mundo dos negócios.. Por isso boas praticas de governança corporativa e responsabilidade sócio ambiental tem estado presente em empresas de médio e grande porte no Brasil.
Atualmente, o grande diferencial já não é mais a qualidade, e, além disso, não somente o lucro importa, mas sim a postura ética e o comprometimento da empresa com seus acionistas, com a comunidade onde atua, como o meio ambiente e com a sociedade como um todo.
Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é abordar a relação entre governança corporativa e responsabilidade social na organização. 1 – Fundamentação teórica:
No decorrer dos anos, a corporações passaram a entender que são sistemas abertos que influenciam e sofrem influências de agentes externos.
Evidenciou-se que a governança corporativa surgiu com o intuito de minimizar os problemas de agência. Expõem-se aspectos conceituais, a abordagem no mundo e, especial, no Brasil, bem como as melhores práticas de governança corporativa segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. ((INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA, 2004).
A governança corporativa, de acordo com .............(ano), pode ser considerada como um conjunto de mecanismos pelos quais os investidores asseguram o retorno dos seus investimentos.
A lei Norte Americana Sarbanes-Oxely de 23 de janeiro de 2002, foi criada