responsabilidade
Principalmente em multinacionais, presentes em diferentes partes do mundo e com negócios diversificados, a segurança do trabalho deve estar entre as grandes preocupações dos gestores. São eles os responsáveis pelos treinamentos, monitoramento e disseminação da cultura e dos padrões de segurança da companhia. Além disso, os gestores acompanham de perto o dia-a-dia dos trabalhadores e sabem identificar os principais pontos que precisam de maior atenção. Ou seja, o sucesso das campanhas internas também depende do comprometimento do nível gerencial.
Partindo do pressuposto que todo e qualquer acidente de trabalho pode ser evitado, as campanhas de conscientização podem combinar comunicação interna, ações de Recursos Humanos e do Departamento de Segurança do trabalho. Em empresas multinacionais, a recomendação é sempre buscar avaliar as experiências de cada país e divulga-las para outras regiões. Muitas vezes, é possível adaptar soluções para problemas comuns.
Nas ações de Segurança do Trabalho, campanhas motivacionais, inclusive com prêmios para os funcionários, exercem sempre um resultado muito positivo. É possível criar campanhas e até competições mundiais periódicas para incentivar a conscientização de procedimentos de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual.
A Dalkia, por exemplo, multinacional