Responsabilidade Socioambiental
RESUMO:
Com o agravamento de problemas sociais e ambientais, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. No início deste século XXI, nota-se a valorização de uma nova postura empresarial, não mais focada apenas na obtenção de lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios. O meio ambiente passou a ser um destes diferenciais nas ultimas décadas, com o valor agregado trazido pelo seu controle de gerar melhor utilização, métodos de preservação e até mesmos sistemas de recomposição de degradações ocorridas anteriormente. A educação ambiental inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos por meio de uma reestruturação da cultura. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
PALAVRA-CHAVE: Sustentabilidade. Meio Ambiente. Inclusão Social. Preservação.
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental pode ser considerada, de uma forma mais elaborada, como um processo educacional, aplicada de maneira mais sistemática, por meio da qual as pessoas aprendem ou adquirem conhecimentos específicos, habilidades em função de objetivos definidos, ou modificam atitudes diante das relações entre pessoas ou de aspectos de tarefa, organização ou ambiente.
Coutinho e Macedo-Soares (2002) ressaltam que, devido ao agravamento de problemas sociais e ambientais por todo o planeta (desemprego, exclusão, poluição, exaustão de recursos naturais) e à dificuldade dos governos em solucioná-los, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. É neste contexto que as empresas sentem a pressão para adotarem uma postura socialmente responsável na condução dos seus negócios. O volume de recursos investidos em práticas ligadas à responsabilidade social tem apresentado grandes elevações e adquirido maior relevância no cenário