Processo de Turistificaçao
Para se analisar algo a respeito do tema “Turistificação” é necessário a verificar-se três aspectos importantes do desenvolvimento da atividade turística no Brasil, sendo eles:
• o planejamento turístico
• os programas públicos de apoio ao turismo
• as especificidades da localidade envolvida, representada pelos seus aspectos humanos, socioeconômicos, culturais, políticos e ambientais
A “turistificação” pode ser entendida como o processo de implantação, implementação e/ou de apoio da atividade turística em espaços turísticos ou com potencialidade para o turismo. A ferramenta para esse trabalho deve ser o planejamento estratégico integrado a atividade turística. A atividade de planejamento do turismo deve realmente ser encarada como inerente ao desenvolvimento do turismo. Começar um empreendimento ou uma destinação sem um plano que regulamente e organize as ações do homem sobre o setor turístico, sujeita a localidade ao enfrentamento de inúmeras situações negativas, capazes de levar a falência essa atividade.
A globalização trouxe vários benefícios à atividade turística, dentre eles o conhecimento das destinações, através da internet e a variedade de conhecimentos, ou seja, os turistas podem antecipar o conhecimento das localidades a visitar.
Nesse cenário, a competitividade entra em grande estilo no turismo exigindo das localidades turísticas, representadas pelos seguimentos do poder público, iniciativa privada e a sociedade em geral, o máximo empenho e cooperação no planejamento, marketing e gestão.
Entretanto, a pergunta que ainda assombra a todos os planejadores é qual o melhor caminho para realizar o planejamento do turismo no Brasil? pergunta difícil de responder, dado o tamanho e a diversidade biológica e cultural do país e a multiplicidade de métodos e técnicas que vêm sendo aplicados nos diversos projetos e programas de desenvolvimento do turismo
Dessa forma, acredita-se que, independente de