Responsabilidade socioambiental
A retirada de arvores que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que esta cada vez mais escasso em todo o mundo: a água, isso ocorre principalmente a impermeabilização do solo em torno da água.
Perda de biodiversidade: os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos. A perda de diversidade de seres, alem da perda de variedade genética, é um processo irreversível.
Com o solo sem cobertura vegetal abundante, a erosão ocorre em intensidade e freqüência espantosa, sendo o solo levado diretamente aos rios e lagos. Lembrando que a erosão é a perda de solo causada por água e vento. Esse processo faz com que o volume de lagos seja limitado, e a vazão dos rios seja comprometida.
As folhas de arvores é um dos principais reguladores da umidade do ar, alem de promover a regulação da temperatura nos ambientes em que estão. A derrubada de matas deixa o ar mais seco e a temperatura mais elevada e instável.
Os impactos ambientais causados pela desflorestação são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas. No entanto, a desflorestação está se tornando uma fonte muito importante de emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que a desflorestação já seja responsável por 10% a 35%