Análise de investimentos
Planejamento
O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.
O planejamento é a técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando a mudança.
Há três níveis de distintos de planejamento: * Planejamento Estratégico: é projetado para o longo prazo, definido pela cúpula da organização e voltado para a eficácia da organização. * Planejamento Tático: é projetado para o longo prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização e é voltado para a coordenação e integração. * Planejamento Operacional: é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e é voltado para a eficiência.
Professor Roberto Shiniashiki
Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é conseqüência do presente.
Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte. Um vencedor não se acomoda com o sucesso de hoje. Ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. E, se