Responsabilidade socioambiental
A responsabilidade social empresarial é mais que uma estratégia ou ação isolada, ela é uma inovadora forma de gestão dos negócios que engloba o ambiente interno e o ambiente externo das organizações. A gestão com responsabilidade social envolve uma atitude focada na postura ética e transparente, que inclui todos os setores e atividades da organização. Na abordagem de Wilson da Costa Bueno:
Responsabilidade social é o exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, e a implementação de canais de relacionamentos entre uma organização, seus públicos de interesse e a própria sociedade, tendo em vista: a) contribuição para o desenvolvimento social [...]; b) propiciar condições ideais de trabalho para os seus colaboradores [...]; c) assumir a transparência e a ética como atributos fundamentais [...]; d) preservar o meio ambiente [...]; e) praticar a excelência na fabricação de produtos e na desenvolvimento científico e cultural, esportivo, educacional e comunitário. (2003, p. 107)
As transformações geradas pelo desenvolvimento econômico e tecnológico fazem surgir vários movimentos cobrando por mudanças sociais, científicas e teconológicas das empresas. Sendo assim os consumidores passam a delimitar as escolhas dos seus produtos de acordo com as responsabilidades das empresas em nível social e ambiental. A partir disso, torna-se evidente que a organização, precisa promover intercâmbios com o ambiente externo e que essa troca não seja conduzida somente por relações lucrativas, mas sim por interesses sociais, impulsionando o aprimoramento de políticas que visem ao progresso social, bem como o progresso econômico sustentável.
A partir disso, as empresas passam a enxergar Responsabilidade Socioambiental como um grande negócio e cada vez mais adotam a esses programas que são: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem,