Responsabilidade social
23 de novembro de 2012
definir tamanho aA aA
O pão começou a ser preparado há mais de dois mil anos pelos egípcios
A história da gastronomia começou na pré-história, cerca de 3,5 milhões de anos, quando os primeiros mamíferos semelhantes aos homens começaram a caminhar com os pés, houve uma revolução na dieta, pois com as mãos livres eles puderam “retirar os grandes caracóis das conchas, pegar os frutos das árvores, e até lançar-se sobre algum animal mais rápido”.
A gastronomia tem sua origem na expressão com pão, da palavra companheiro, é um bom exemplo de como o alimento é importante na vida das pessoas. A comida não se destina apenas a saciar a fome, mas também a dar prazer a quem come e tem sua ligação direta na arte de preparar iguarias, tornando-se mais digestivas e saborosas.
O uso do fogo para assar, que data de cerca de 1,5 milhões de anos, foi importante para a conservação dos alimentos.
O alimento passou a ser preparado com antecedência e não mais assado quando o caçador voltava para o seu abrigo com a peça abatida. O fogo estava sempre aceso e a panela fervia indefinidamente com a caça misturada a cereais, batatas, e outros tubérculos, dando um caldo espesso que se tornava com pão, trigo, milho ou farinha, nasceu, assim, o caldo substancial, que se tornou indispensável e típico da alimentação diária dos povos agricultores.
O sal, que era inicialmente extraído da ardósia foi uma das descobertas, mais importantes para a gastronomia desse período. Portanto, como a invenção do forno de barro compactado.
O pão começou a ser preparado há mais de dois mil anos pelos egípcios, que foram os responsáveis pela padaria artística. “por vários séculos o pão foi o alimento sólido, de base, em todas as classes sociais da civilização ocidental. Só mais recentemente ele foi substituído pela carne, que até então era um produto caro e reservado aos dias de festa”.
Na Idade Média os grandes