Responsabilidade social
O Sistema de Gestão Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza interna e externamente na conquista da qualidade ambiental desejada. Para atingir a meta ao menor custo, de forma permanente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a estratégia para que o empresário em processo contínuo identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, de forma integrada à situação de conquista de mercado e da lucratividade.
A tendência atual nas empresas, é que façam do seu desempenho ambiental um fator diferencial no mercado, o que significa adotar requisitos internos até, em alguns casos, mais restritivos que os legalmente impostos no País. Postura que é condizente com as exigências atuais de mercado, especialmente às empresas exportadoras.
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fornece a ordem e a consistência necessária para uma organização trabalhar suas preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidade, e avaliação contínua de suas práticas, procedimentos e processos.
O objetivo do SGA é assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa envolvendo cinco estágios principais:
Etapa 1:
Comprometimento e Definição da Política Ambiental.
Etapa 2:
Elaboração do Plano.
- Aspectos Ambientais e impactos ambientais associados.
- Requisitos legais e corporativos.
- Objetivos e metas.
- Plano de ação e programa de gestão ambiental.
Etapa 3:
Implantação e Operacionalização.
- Alocação de recursos.
- Estrutura e responsabilidade.
- Conscientização e treinamento.
- Comunicações.
- Documentação do sistema de gestão.
- Controle operacional - programas de gestão específicos.
- Respostas às emergências.
Etapa 4:
Avaliação Periódica.
- Monitoramento.
- Ações corretivas e preventivas