Planejamento estrategico: estudo de caso luz & luz
Questão 1 – Definição do problema/oportunidade
A empresa Luz & Luz, localizada na cidade de São Paulo, com mais de 40 anos de atuação no mercado de lâmpadas incandescentes de uso geral, está enfrentando um problema onde, num potencial mercado crescente, a cada ano, o efetivo crescimento das vendas, apesar de se mostrar positivo, vem sendo menor que o do ano anterior.
Ao final de um processo de análise crítica e definição estratégica, a direção da Luz & Luz definiu duas estratégias possíveis de serem implementadas, com o objetivo de se reverter este cenário: A criação de uma nova linha de produtos – lâmpadas repelentes - inexistente no mercado. Ou a exploração de um mercado em franca expansão – as linhas de marca própria – onde a empresa ainda não se faz presente.
Diante deste cenário, o direcionamento se dará após análise das variáveis macro ambientais, na qual cada uma das forças ambientais, sob o ponto de vista de ameaça e oportunidade, será de extrema importância para a tomada de decisão.
Questão 2 – Análise das variáveis ambientais
1- AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL
Do ponto de vista político legal, há de se considerar algumas forças favoráveis à implantação da nova linha de produtos na cidade de Manaus.
A Zona Franca de Manaus é uma região onde o governo abre mão de algumas de suas prerrogativas fiscais ou aduaneiras. Engloba toda a Amazônia Ocidental (incluindo os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia).
A isenção fiscal de importação para as matérias-primas e produtos destinados à Zona Franca de Manaus, a isenção de impostos de exportação para o estrangeiro e a equivalência de exportação brasileira para o estrangeiro àqueles produtos destinados à Zona Franca, a fim de permitir condições de concorrência da produção nacional com a importação estrangeira são pontos relevantes na análise deste processo.
As companhias de navegação também são atraídas para as zonas francas, pois a existência