Responsabilidade Social
Jornalismo 8º período
Responsabilidade Social
1.Segundo o que foi discutido em sala, por que na época do liberalismo a intromissão do Estado era vista como maléfica ao desenvolvimento econômico?
O conceito de liberalismo econômico surge na transição da economia agrícola para a industrial. Nesse conceito, a ideia transmitida era a do livre comércio, no qual se acreditava que as leis econômicas não necessitavam de intervenção estatal. Os princípios defendidos eram: a liberdade de empresa; a liberdade da propriedade privada; liberdade de contrato e a liberdade de câmbio.
Porém, a não intervenção do estado proporcionava falhas favoráveis aos grandes grupos empresariais, como, por exemplo, na relação desigual entre a parte contratante, que detém o capital, e a mão de obra.
2.Quais eram praticamente os únicos atos que as empresas promoviam como forma do que entendiam como responsabilidade social?
As empresas entendiam como “responsabilidade social” apenas a geração de empregos e lucros. Fora disso, a ação máxima se resumia à doações para instituições filantrópicas.
3.Por que com o desenvolvimento da sociedade pós industrial a sociedade passou a dar importância a outros valores?
Essa sociedade passou a sentir na pele a desigualdade social, a falta de qualidade de vida, a degradação do meio ambiente e a precariedade das relações trabalhistas, O que a levou a pressionar governos e empresas por melhores condições de vida.
4.Em que sentido a globalização se torna um fator “negativo” para as empresas no que tange ao marketing social?
A globalização fez com que as sociedades internacionais e também os consumidores passassem a se interessar sobre as condições de trabalho nas empresas e também na degradação ambiental que cada produto proporciona.
5.Como são chamados os públicos que se beneficiam com os programas de responsabilidade social das empresas?
São os stakeholders consumidores, associações civis, movimentos