tcc cana de açucar interior paulista
2.1 Marketing
O marketing pode ser definido, de maneira simplificada, como o conjunto de ferramentas e métodos utilizados para nortear as estratégias da empresa, cujos objetivos são a satisfação das necessidades e desejos dos clientes e sua consequente fidelização.
Segundo Kotler e Armstrong (2009, p. 04), “hoje, o marketing não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda – mostrar e vender –, mas no novo sentido de satisfazer as necessidades dos clientes”.
Para as empresas, o investimento em marketing proporciona aumento nas receitas de vendas e conquista de novos nichos de mercado, o que a torna mais competitiva perante seus concorrentes. De acordo com Kotler (2003), a principal responsabilidade do marketing é a obtenção de lucro para a empresa, a qual deve conquistar o domínio do mercado-alvo onde atua. Para isso, é preciso utilizar-se das oportunidades de mercado e traçar estratégias que visam o alcance desse domínio.
Nesse contexto, é importante ressaltar que as organizações devem se atentar e acompanhar as constantes mudanças do mercado, a fim de se manterem líderes.
Giuliani (2006, p. 05) afirma que:
A responsabilidade do marketing não se atém ao estudo ou ao conhecimento do mercado, ele abrange a necessidade de ação contínua e ininterrupta. É preciso olhar para o cliente, entendê-lo e analisar com profundidade todos os acontecimentos que estão ocorrendo no mercado – moda, modismos, tendências – e extrair dessa análise o entendimento para assegurar o crescimento ou mesmo a sobrevivência das empresas.
Cabe ao profissional de marketing a identificação e o entendimento das necessidades dos clientes, a fim de que desenvolva produtos e serviços que agreguem alto valor, bem como defina preços, distribua tais produtos e promova-os eficientemente, desse modo, terá facilidade nas vendas (KOTLER; ARMSTRONG, 2009).
As ferramentas de Marketing permitem ao profissional a identificação das necessidades dos clientes, a