Responsabilidade social
Resumo:
Pesquisas recentes demonstram o crescente interesse e mobilização das organizações empresariais pelos assuntos sociais. No campo acadêmico, por sua vez, a criação em 2003 de uma nova área dedicada à “Gestão Social e Ambiental” no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração sinaliza de forma inequívoca a importância que os assuntos relacionados à Responsabilidade Social alcançaram nos últimos anos. Neste contexto, para o campo acadêmico e profissional, estabelecer bases conceituais mais sólidas e meios de avaliação mais consistentes são questões que se apresentam como forma de garantir que esta efervescência em torno do tema não resulte apenas em mais um modismo passageiro, tão comum na ciência e na prática administrativa. O presente trabalho pretende inicialmente encontrar argumentos teóricos que viabilizem uma doutrina de responsabilidade social das corporações; buscar em seguida uma estrutura que permita estabelecer níveis ou estágios de adoção de práticas socialmente direcionadas; e, por fim, apresentar um estudo de caso piloto, que servirá como experimento para uma pesquisa de campo mais ampla.
Palavras-chave: Responsabilidade Social, Estratégia
Introdução
Pesquisas empreendidas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (IPEA, 2000) e pelo Instituto Ethos (2002) demonstram o crescente interesse e mobilização das organizações empresariais pelos assuntos sociais.
No campo acadêmico, por sua vez, a criação em 2003 de uma nova área dedicada à “Gestão Social e Ambiental” no tradicional Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) sinaliza de forma inequívoca a importância que os assuntos relacionados à Responsabilidade Social alcançaram no ambiente acadêmico de administração brasileiro nos últimos anos.
Ainda que atualmente seja prática corrente a