Responsabilidade Social
INTRODUÇÃO
Devido à crescente preocupação que temas como ética, filantropia, cuidados com o meio ambiente, transparência e valores empresarias vêm adquirindo nos meios acadêmicos e empresariais e à grande exposição do assunto na mídia, podemos perceber que uma nova preocupação está mudando o comportamento das organizações. A responsabilidade social empresarial se apresenta como um conceito cada vez mais importante para o campo de estudo de administração, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio conceito da empresa.
DESENVOLVIMENTO TÉORICO
Como Responsabilidade Social pode agregar valor para as Empresas
As empresas precisam se conscientizar de que responsabilidade social é uma forma de agregar valor e um diferencial no mercado. Os empresários devem entender que investir nessa questão ajuda a aumentar a competitividade e a credibilidade da instituição no mercado, os empresários de micro e pequenos negócios são peças fundamentais nesse processo, devido à quantidade de empregos que geram, melhorando a vida das pessoas. É importante esses empresários visualizarem que responsabilidade social está muito mais ligada a comprometimento com as necessidades sociais do que com alocação de custos em si.
Ações consideradas simples como redução do consumo de recursos naturais, como água e energia elétrica; eliminação segmentada de resíduos; e atividades que visam à melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Esses são alguns exemplos básicos do que micro e pequenas empresas podem fazer no sentido da responsabilidade social.
As grandes empresas já entenderam que não podem se isolar da sociedade, mas sim se inserir nela cada vez mais. Não se pode crescer a qualquer custo, já que é possível produzir mais com menor impacto.
Embora os rumos do mundo globalizado apontem para uma semelhança entre os seres, a tendência real é que as pessoas estejam cada vez mais diferentes umas das outras, as empresas precisam se