meio ambiente
A transformação da energia das ondas em energia elétrica utilizará flutuadores na base de braços mecânicos, que foi instalado no quebra-mar do Porto de Pecém. o movimento das ondas bombeia a tubulação com água, que ganha força o suficiente para movimentar uma turbina ligada a um gerador, que produz eletricidade .
Houve assim uma parceria entre Furnas, estatal responsável por 10% da geração de energia elétrica no Brasil, Coppe/UFRJ( Instituto de pós-graduação e pesquisa da universidade federal do rio de janeiro) e a seahorse wave energy empresa nascida na incubadora de coppe esta dando o passo inicial.
O inicio das operações esta no primeiro protótipo do equipamento previsto para 2015 na ilha rasa, em frente à praia de Ipanema, a tecnologia 100% brasileiro e é inicio de um ambicioso projeto de furnas para atender as plataformas de petróleo.. A usina ficará a uma profundidade de 20 metros e, em sua capacidade máxima, a eletricidade gerada pode abastecer o equivalente a 200 casas
O brasil é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que desenvolve a tecnologia, é possível converter cerca de 20% disto em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no país.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1372423-brasil-quer-gerar-energia-eletrica-a-partir-das-ondas-do-mar.shtml
https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2013/11/rio-tera-geracao-de-energia-pelas-ondas-do-mar/23526