RESPONSABILIDADE SOCIAL
Dotar a empresa de uma base conceitual no sentido de desenvolver um modelo de empresa socialmente responsável;
Inovar e melhorar os processos de direção, gestão, medição e informação das empresas, visando a satisfação das necessidades dos grupos de interesses; Fazer com que as empresas gerem externalidades socialmente responsáveis, através de adoção de práticas responsáveis, envolvendo fornecedores, clientes, funcionários, promovendo uma melhoria contínua na qualidade de vida da sociedade
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis:
o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados.
O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
CONCEITO
• É a ideia de que as empresas possuem obrigações para com a sociedade, além de suas obrigações econômicas junto aos proprietários ou acionistas e também além daquelas prescritas por lei ou contrato.
• Para Maximiano, existem duas correntes a esse respeito, cada uma delas com argumentos muito fortes:
Doutrina da Responsabilidade Social: A empresa usa recursos da sociedade / A empresa tem responsabilidade perante a sociedade, advoga em favor do princípio da caridade.
Doutrina do Interesse do Acionista: Não cabe à empresa resolver problemas sociais / A única responsabilidade que a empresa tem é com relação a seus acionistas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
A responsabilidade social nas organizações significa o grau de obrigações assumidas por uma organização através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade enquanto procura atingir