RESPONSABILIDADE SOCIAL
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Belo Horizonte/MG
2011
Introdução
Ao longo da História podemos observar o crescimento da população no planeta, e paralelamente aflora-se graves problemas em relação a ocupação do espaço físico e o uso acelerado e desorganizado dos recursos naturais que são oferecidos gratuitamente pela natureza, causando sérias conseqüências ao meio ambiente e até mesmo comprometendo a existência de várias formas de vida na terra, inclusive a espécie humana.
Segundo GORE (1992, pg.31) “O problema não é o efeito da urbanização sobre o ambiente, mas a sua relação com ela mesma, pois está faltando organização em nossas cidades”.
Essa desorganização das cidades provoca um círculo vicioso de muitos fatores problemáticos como crescimento urbano desarticulado, resíduos urbanos, aumento da densidade populacional, exclusão social e territorial, fome, violência, poluição, erosão, desmatamentos, deslizamentos, degradação litorânea, falta de saneamento, problemas de drenagem natural, além de problemas políticos, sociais e econômicos. Podemos citar ainda a propagação de doenças oriundas da veiculação hídrica.
Diante deste quadro da realidade, faz-se necessário, urgentemente, repensar a forma de ocupação do espaço físico, reavaliar os espaços já ocupados e tomar atitudes que visem o respeito ao meio ambiente. Mas essas atitudes devem ser coletivas, ou seja, os órgãos públicos competentes juntamente com a população devem adotar medidas que exerçam menos impactos ambientais negativos.
Sustentabilidade e sua aplicação no planejamento ambiental - Saneamento básico
Visando analisar os conceitos e aplicações da sustentabilidade na questão do planejamento de