Responsabilidade Social
Resumo:
Responsabilidade social é visto como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente a sociedade, ou seja é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade além de ser atributo primordial para a prática empresarial.
A empresa é um negócio e pode-se afirmar que o centro de interesse é o lucro. Mas uma empresa é também uma organização social que buscam a satisfação de suas necessidades. Por isso é cada vez maior a procurar em se interagir e contribuir com o tema responsabilidade social no Brasil. Porém as empresas brasileiras devem começar a adquirir mais conhecimento sobre a questão de desenvolvimento social, muitas misturam sua responsabilidade social com ferramentas de marketing e promoção para promover a sua marca ou a venda de seus produtos, se esquecendo de sua verdadeira função. O desenvolvimento social de uma empresa não deve ser usado nem confundido para a aquisição de fins lucrativos.
As empresas de qualquer segmento devem atuar de uma maneira que em primeiro lugar, antes de pensar em lucro deve dar importância aos valores fundamentais da vida em sociedade no âmbito social, econômico e ambiental.
A responsabilidade social proporciona para a organização a consciência de si mesma, uma perspectiva mais ampla e abrangente. É fundamental que a empresa saiba exatamente qual é a sua missão e a busca de um sentido ético para sua existência que deve ir além do mercado, pois não é o lucro que define a empresa e sim os atos éticos que vão proporcionar o lucro.