responsabilidade social
Algumas habilidades como agilidade nas decisões, flexibilidade para enfrentar incertezas, criatividade e capacidade de construir parcerias sólidas são algumas características essenciais do gestor contemporâneo que podem ser desenvolvidas e aprimoradas.
A globalização, a competição acirrada, o forte impacto da tecnologia e céleres mudanças no ambiente são os maiores desafios para as organizações. A vantagem competitiva das empresas para enfrentar essas variáveis está na maneira de aplicar o conhecimento das pessoas de modo rápido e eficaz, na busca de soluções satisfatórias e produtos inovadores.
Através dessa percepção que surgiu a grande constatação das empresas: O grande diferencial decorre DAS PESSOAS QUE GERAM E FORTALECEM A INOVAÇÃO. A importância das ações coletivas começa a ser percebida pelas organizações, uma vez que o trabalho em equipe pode gerar muito mais valor do que um conjunto de ações individuais.
A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
Antigamente, as empresas eram vistas como um sistema fechado, isto é, a análise do ambiente não era fator relevante para o processo decisório.
Ao contrário dos dias atuais, as organizações são vistas como um sistema aberto, que interagem diretamente com o ambiente, sendo todas as informações e recursos de fora da organização extremamente importantes para o processamento e gestão dos recursos.
Portanto, as organizações são sistemas abertos que interagem com seu ambiente em um processo de transformação de recursos, que entram na forma de produtos, e saem em forma de bens ou serviços.
CARACTERISTICAS DAS ORGNANIZAÇÕES COMO UM SISTEMA ABERTO
INTERDEPENDENCIA E INTER-RELAÇÃO COM O AMBIENTE: A organização é impactada e também impacta o ambiente ou segmento em que atua. EX: Legislação, politicas comerciais, sindicatos, economia mundial, etc.
ORIENTAR PARA OBJETIVOS: Com um ambiente altamente variável, a empresa deve primeiramente definir seus objetivos e metas para depois