Processos Alternativos ao Amianto
V. Pattabhi
Consultor de Negócios
Desenvolvimento de Produtos
Índia
Quando os fabricantes de Telha de CA foram forçados a procurar alternativas devido à descoberta de falhas no processo, eles experimentaram produzir chapas utilizando o maquinário existente com algumas modificações. Fabricantes de fibras substitutas desenvolveram processos diferentes que podem utilizar a combinação de fibras e aglutinante escolhida.
NOVO PROCESSO
O polipropileno (PP) é utilizado no concreto tanto com fendas ou superfícies modificadas.
Descobriu-se que o PP é uma fibra mais barata e que pode suportar reações alcalinas, porém possui pouca intensidade de aderência com o cimento. Isso foi resolvido utilizando-se uma chapa de PP fibrilada para formar uma rede. A chapa de PP foi fibrilada após dilatação, criando-se uma rede com 8 películas na direção da máquina e 4 na direção lateral lacradas nas extremidades.
Essa rede foi comercializada como Retiflex. Ela é produzida na Itália, onde também foram construídas as instalações para sua produção.
RETICEM
Um feltro móvel atua como transportador e filtro. Um pacote de redes contínuas de polipropileno fibrilado normalmente composto por 12 camadas independentes, 8 na direção da máquina e 4 em ângulo reto, é colocado sobre o feltro. Esse feltro recebe a pasta aglutinante do cimento por meio de escoamento conforme o processo, e um compactador pressiona essa pasta para o interior da rede. Sucessivamente, essas camadas passam pela prensa úmida e são cortadas por uma serra suspensa. O produto não apresenta um enchimento aglutinante homogêneo, especialmente nas bordas. As micro-rachaduras sob tensão foram grandes o suficiente para molhar o lado inferior e foram observadas rachaduras nas bordas.
RETIVERA
Esse produto apresenta uma melhora obtida por meio da pulverização de tiras de fibra de vidro talhadas que forçam a pasta para dentro da rede, além da