Responsabilidade Social
A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO
RIO GRANDE DO SUL
AUTORES
LUCIANO ZAMBERLAN
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul lucianoz@unijui.edu.br ARIOSTO SPAREMBERGER
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ariosto@campussr.unijui.tche.br ZÉLIA SAVOLDI
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ comunicacao@cotrirosa.com.br Resumo
O presente estudo versa sobre as ações de responsabilidade social utilizadas pelas cooperativas agropecuárias do estado do Rio Grande do Sul. Para a realização do trabalho utilizou-se de informações da realização de uma pesquisa quantitativa, aplicada nas cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul.
Utilizou-se o método survey, sendo avaliados três blocos com as variáveis que representam questões relacionadas a responsabilidade social: estratégia de atuação social, divulgação das ações e avaliação dos resultados das ações sociais. Os pontos fortes das cooperativas estão concentrados em estratégias de atuação social e da divulgação das ações, destacando o envolvimento da alta direção nas decisões estratégicas de atuação social da cooperativa e a percepção de que a atuação social contribui para o fortalecimento da marca das cooperativas.
Os itens com os índices mais baixos na avaliação referem-se à falta de formalização da estratégia de atuação social, à divulgação dos resultados das ações sociais ao público envolvido e também quanto à prática de avaliação das ações como processo sistemático nas cooperativas. Palavras chave: cooperativas, responsabilidade social, marketing.
Abstract
The present study tried to diagnose the actions of social responsibility adopted by the agriculture cooperatives in Rio Grande do Sul. For the work accomplishment it used of accomplishment information of a quantitative, applied