Responsabilidade social
1
Responsabilidade Social em uma empresa de telecomunicações
Márcio Andrey de Matos1 marcio.campeche@bol.com.br Pedro Carlos Schenini1 schenini@cse.ufsc.br Fernando Amorim da Silva1 fernandoasilva@yahoo.com
1 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, SC, Brasil
RESUMO
A assistência social tem-se desenvolvido em vários momentos da história humana e, na atualidade , ganhou grande destaque. No que concerne às organizações empresariais, essa preocupação deu ensejo ao que se convencionou chamar Responsabilidade Social. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo geral de identificar, descrever e analisar as ações de responsabilidade social de uma empresa de telecomunicações. A metodologia partiu de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, tendo sido utilizados os instrumentos da análise documental e da entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos indicaram que a organização pesquisada desenvolve programas de responsabilidade social nas áreas de educação, assistência a menores de idade e apoio a atividades esportivas. Palavras-Chave: Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social Empresarial; Setor de Telecomunicações.
1. INTRODUÇÃO A assistência social tem-se desenvolvido em vários momentos da história humana e, na atualidade , ganhou grande destaque. No que concerne às organizações empresariais, essa preocupação deu ensejo ao que se convencionou chamar Responsabilidade Social. A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é relativamente recente. Ela vem das transformações ocorridas em fins do século XX, quando se desgastou a imagem de uma empresa voltada apenas para o lucro, sem preocupação com o ambiente em que está inserida. Assim, as organizações empresariais viram-se pressionadas pelos governos e pela sociedade civil a incorporarem em suas atividades programas e ações que melhorassem a qualidade de vida das pessoas.