Ciencias contabeis
Nos dias atuais tornou-se de extrema importância à contabilidade dentro de uma empresa, seja ela grande ou pequeno porte; É a contabilidade quem controla toda a vida econômica, financeiro e patrimonial da empresa.
No decorrer do trabalho iremos abordar as origens e as evoluções da contabilidade, desde o período antigo até a chegada no Brasil. Em seguida veremos o objetivo da contabilidade dentro de uma empresa e suas demonstrações contábeis. Apresentaremos os princípios da contabilidade que representam à essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência; E os postulados que visam preparar meios de atingir o objetivo da entidade. Definições de Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido, conceituando Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Conceituando Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. A importância e as principais características da DRE. Com relação à DFC, indicando os dois métodos que podem ser utilizados. Normas Brasileiras de Contabilidade, e a Lei 11.638/07 princípios básicos da Contabilidade, bem como, a estrutura e organização da informação contábil.
1. Origem da Contabilidade
A história da contabilidade começa aproximadamente por volta de 4.000 anos A.C; As primeiras necessidades de se utilizar à contabilidade se deram através do interesse em saber qual a quantidade de patrimônios individual. Com a atividade de agricultura e pastoreio, tornara-se fundamental a separação de terras e bens materiais, surgia então à busca de pessoas por riquezas individuais. A contabilidade começa a se materializar através da contagem de pedras na atividade do pastoreio, ou seja, cada cabeça de ovelha valia uma pedra, a partir de então, era de grande interesse dos donos desses rebanhos, à medida que o tempo passava. Saber se a quantidade de seu rebanho havia aumentado ou diminuído, começavam então, as primeiras atividades contábeis. Na época surge também o que é conhecido como patrimônio, à medida que esses