Responsabilidade social
Ética e Administração
Administração e os deveres com relação a comunidade – Responsabilidade Social.
Livro - Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Oferecer uma visão geral dos principais debates e fornecer ao leitor elementos para fazer uma análise crítica da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é a missão desta obra. Incorporada ao currículo dos cursos de administração mais atuais, como resposta à necessidade de profissionais que entendam melhor o impacto das empresas na sociedade na qual elas se inserem, o tema é uma grande tendência.
Com a globalização, a transformação do papel do Estado e a consolidação do capitalismo em suas diversas formas como sistema quase hegemônico no mundo, o papel das empresas privadas para o bem-estar das sociedades onde atuam passa a ter uma conotação diferente.
Os capítulos do livro discorrem sobre a Gestão dos Comuns, a Regulação das Empresas, Motivações e Definições de RSE, o Mercado e a SER, Consumo e Marketing e questões ambientais como o Aquecimento Global.
INTRODUÇÃO
A questão da Responsabilidade Social esteve sempre presente nas escolas de administração e de economia.
Todavia o tratamento vago e disperso entre disciplinas, que ainda hoje lhe é dado, impediu, ao longo do tempo, uma visão globalizada e sistematizada.
A questão da responsabilidade social favorece o resgate de posturas ideológicas históricas, nascidas nos autores clássicos da literatura econômica.
Para uns a imposição de novos objetivos à empresa só faz manchar a virtude do princípio de eficiência econômica, que conjuga o bem público com interesse econômico individual.
Já para outros, porém, a atribuição de novas funções à empresa, sem transformar o contexto em que ela se insere, traz desonra aos preceitos básicos que proclamam a incompatibilidade entre propriedade e bem público.
Os novos rumos tomados pela noção de responsabilidade social representam, na relação homem - empresa - sociedade, uma