Responsabilidade social
Responsabilidade Social Corporativa é uma atividade que almeja criar um valor corporativo sustentável e construir uma sociedade melhor, estabelecendo um mecanismo pelo qual as empresas e a sociedade se desenvolvam sinergicamente. Sua palavra chave principal é “sustentabilidade” e como as empresas são solicitadas a mostrar seus resultados sobre os três pilares da Responsabilidade Social – Economia, Meio Ambiente e Sociedade. A essência da RSC é uma contribuição para o desenvolvimento sinérgico e sustentável das organizações de negócios e sociedade, um investimento importante que deve ser posicionado na essência das suas operações como uma iniciativa voluntária.
Mas o que é Desenvolvimento Sustentável?
As empresas vêm sendo requisitadas para mostrar seus resultados, levando em conta os aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais. Este conceito de “tripé” inter-relacionado veio da idéia de uma sustentabilidade da própria empresa, ou seja, as organizações precisam proteger abrangentemente o meio ambiente (conservação ambiental), relações sociais (interação com funcionários e a comunidade local), além de ganhar financeiramente para seu próprio desenvolvimento.
O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis?
As principais vantagens são:
- Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo.
- Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado.
-Melhorar seu valor corporativo, pois:
1) Atrai investimentos em mercados de capitais.
2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores.
3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel.
4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as