Economia - atps unaes
Este trabalho de cunho acadêmico visa conceituar e exemplificar itens de fundamentos econômicos de suma importância para o seguimento da disciplina de economia. Esses elementos a qual se faz referência (Custo de oportunidade, Curso de possibilidade de produção, Produto elástico e produto inelástico), norteiam o mercado financeiro, gerando diretrizes as empresas de cunho econômico e visa manter estabilidade econômica social.
1. O CUSTO DE OPORTUNIDADE
O custo de oportunidade, ou alternativo (expressão utilizada por alguns doutrinadores), é um termo utilizado para determinar o valor representado pelas oportunidades, ou seja, quando há necessidade de sacrificar um determinado produto ou bem visando obter maior rendimento ou benefício, sem perdas. É um custo implícito, mas não aparece na contabilidade da empresa, sendo bastante utilizado pelos economistas para definir e determinar a certeza de projetos empresariais. A denominação custo alternativo se dá pela indicação do custo resultante da não utilização da melhor alternativa de empregar recurso produtivo. Vale ressaltar que é necessário levar em conta ao avaliar o custo de oportunidade os recursos materiais e humanos que serão utilizados, determinando se não haverá aumento ou diminuição, refletindo diretamente na curva de possibilidades.
Exemplo: Uma fabrica de cadeiras produzia dez cadeiras por mês, tendo sua produção totalmente absorvida pelo mercado. Diante do surgimento de um novo campo no mesmo ramo, resolveu iniciar a fabricação de um novo produto, mesas, porém, ao alocar recursos para tal, concluiu que deverá reduzir em dois exemplares sua atividade primária, a fim de alimentar a demanda de duas mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas, porém o lucro em cima da atividade secundária será maior, alocando apenas os recursos da atividade primária.
2. CURVA