Casamento
O que é casamento? Me permitam perguntar primeiro: Qual foi o preparo que vocês tiveram para casarem? Só a cerimônia? Mas lembram alguma coisa dela, a não ser a lua-de-mel? Como deve funcionar? Quais as finalidades? De jeito nenhum quero desmerecer cursos e palestras que vocês fizeram e participaram. Mas não é muito comum, ainda não faz parte do sistema de educação cristã de nossa igreja fazer cursos de noivos. Vocês, dentro deste pandemônio que se faz a respeito do casamento hoje, saberiam responder se alguém lhes perguntasse sobre casamento? Sua resposta seria de acordo com a bíblia ou de acordo com as novelas, as revistas liberais, as ideologias deste mundo que “vive nas trevas”? Qual a “doutrina” que temos que aplicar sobre o casamento, para dizermos que estamos no caminho certo?
Como cristãos, temos que nos ligar a uma só doutrina: a doutrina que Deus nos revela em sua Palavra. Quem quer ter um bom casamento e, como resultado, uma boa família, precisa conhecer o que lá se lê. Esta é a cartilha que todo o cristão precisa conhecer, e não só conhecer, mas também praticar, especialmente em seu casamento. Assim ele poderá renegar também toda esta parafernália à qual reduziram o casamento e na qual tantos cristãos, para sua desgraça e infelicidade, também embarcam tão depressa.
Tanto Paulo como Pedro muito se preocuparam em sua época com a vida conjugal e familiar feliz. Os dois têm belíssimos escritos em suas epístolas a respeito (1 Co 7; Ef 5 e 6; 1 Tm 5; 1 Pe 3: ler). Se nós hoje ficarmos aqui só falando neste dia sobre o casamento, ainda não teremos visto, lido e ouvido tudo o que é bom saber e que se precisa saber, como eu particularmente não sei tudo e nem tenho a pretensão de saber. Continuo a ser aluno nesta área como de resto de todas as áreas e doutrinas que temos a necessidade de estudar e re-aprender.
1 – A ESTRUTURA DO CASAMENTO
“Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono