Responsabilidade Social Empresarial
Curso de Administração
Responsabilidade Social Empresarial
Trabalho apresentado ao Curso de
Administração da Faculdade Escola
Paulista de Direito.
São Paulo
2013
1
RESUMO
Este trabalho contextualiza historicamente o surgimento da Responsabilidade Social
Empresarial. E nossa abordagem tem como principal objetivo evidenciar a crescente importância da responsabilidade social no mundo corporativo para a obtenção de sucesso e melhoria da imagem das empresas perante a sociedade em geral, contribuindo para o aumento do índice de desenvolvimento humano social.
Introdução
Origem da Responsabilidade Social
É na década de 60, nos Estados Unidos, que surge a preocupação por parte das empresas em prestar informações ao público sobre suas atividades no campo social.
O repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de empresas que de alguma forma estavam ligadas a esse conflito armado. Várias instituições da sociedade civil, como as igrejas e fundações, passaram a denunciar o uso de armamentos sofisticados (gases paralisantes, napalm etc.) que dizimavam civis inocentes, afetavam negativamente o meio ambiente e colocavam em risco a própria sobrevivência do homem no planeta.
O público, na avaliação de grupos pacifistas, não poderia ficar indiferente ao esforço letal das companhias.
Visando reagir às pressões da sociedade, que exigia nova postura ética, as empresas passaram a prestar contas de suas ações justificando seu objetivo social, com o intuito de melhorar a imagem junto a consumidores e acionistas. A pressão dos cidadãos através de associações, sindicatos, clube de investidores e, consequentemente, a resposta das empresas, elaborando e divulgando relatórios com informações de caráter social, resultou no que hoje se chama de Balanço
Social.
2
Se as empresas dos EUA foram as pioneiras na prestação de contas ao público, foi
a