Bomba Centrífuga
BOMBA CENTRíFUGA
CURSO: Engenharia Mecânica Professor TIDIR: Gilson Lemos
1. Resumo
A bomba centrífuga é um equipamento utilizado para converter energia mecânica em energia cinética, usada industrialmente para deslocar fluidos, então desenvolvemos um estudo detalhado sobre a aplicação, operação e manutenção da mesma, e para isso, desmontaremos uma bomba centrífuga para demonstrar o funcionamento, após o desmonte, analisaremos as peças que constituem o interior da bomba, e mostraremos os principais defeitos que possam ocorrer, após analisarmos identificamos que a disfunção mecânica é o fator que mais afeta a bomba, mas, o método de trabalho, condições de instalações e instruções dos operadores, contribuem com algum problema que possa acontecer futuramente.
Palavras-chaves bomba centrífuga, disfunção, operação.
2.Introdução
Nas últimas décadas houve um significativo avanço de tecnologias e pesquisas a indústria petroquímica. Bombas, reservatórios e outros equipamentos, são aprimorados, oferecendo assim um custo-benefício melhor em várias condicionais. A tendência é que a tecnologia ofereça novos equipamentos, materiais e métodos de operação. Mas a bomba centrífuga, tem um processo simples de construção, operação e manutenção, isso a torna aplicável, e pelo custo-benefício, um equipamento de grande valia na indústria.
Então devido a importância da bomba centrífuga em um complexo petroquímico, apresentaremos os pontos principais do equipamento, e possíveis aplicações e correções dentro da indústria petroquímica.
3.A Bomba Centrífuga
As bombas centrífugas foram idealizadas muito antes de poderem ser realizadas, pois faltava aos construtores uma fonte de energia de alta velocidade de rotação. Segundo Ladislao Reti, engenheiro químico italiano e historiador da tecnologia e da ciência que viveu no Brasil, a primeira máquina que poderia ser caracterizada como uma bomba centrífuga era uma máquina